Introdução

Nas últimas duas semanas, comparamos os dois modelos de linguagem mais poderosos e comentados da atualidade para geração de conteúdo, gerando textos completos sem o auxílio humano. Ambos são capazes de gerar conteúdo com base em poucas informações fornecidas, mas apresentam suas peculiaridades distintas. Neste artigo, analisaremos os resultados do ChatGPT e do Google Bard, destacando as vantagens e desafios encontrados durante o processo e o que vemos quanto ao uso de cada.

O poder da simplicidade

Começando com o ChatGPT, o número de tentativas para gerar um texto básico satisfatório foi muito menor, mesmo usando a versão gratuita (3.5) em vez da mais recente (4) de forma que as duas IAs tivessem o mesmo valor. Isso significa que os recursos financeiros não foram uma barreira para obter resultados de qualidade. Além disso, o ChatGPT conseguiu novamente surpreender mesmo com menos dados em comparação com o Bard, mostrando-se um modelo eficaz mesmo com conjuntos de treinamento menores.

O texto gerado respeitou melhor a questão de tamanho solicitada em seções e parágrafos, criando nove seções com um mínimo de 2 parágrafos cada. A ideia de deixar o texto “divertido” foi levado muito ao pé da letra pela IA que deixou o texto um tanto quanto estranho e exagerado para o nosso gosto mas isso é algo que pode ser facilmente adequado pelo prompt usado.

De uma forma geral, o conteúdo foi mais raso mas melhor trabalhado dentro da solicitação inicial e não apresentou muitos devaneios, algo comum nesse tipo de IA.

O mistério das seções e parágrafos

Por outro lado, o Google Bard também apresentou um resultado interessante. A tabela e as listas apresentadas pelo Bard foram notavelmente interessantes e se bem trabalhadas posteriormente, podem fornecer informações claras e organizadas. No entanto, encontramos desafios relacionados à formatação do texto, onde o Bard não respeitou consistentemente a estrutura de seções e o número correto de parágrafos que solicitamos.

Além disso, durante as várias tentativas, o Google Bard oscilou em relação a informação do tamanho do conjunto de dados que possui. Em algumas ocasiões, afirmou ter um conjunto de dados de 1,5 trilhão de registros, enquanto em outras ocasiões, reduziu esse número para 150 bilhões. Esses momentos de delírio levantam questões sobre a estabilidade do modelo em algumas circunstâncias porém não podemos afirmar que seria diferente com o ChatGPT pois o segundo não tentou apresentar um comparativo nesse sentido.

Novamente foi um bom resultado, que demonstrou bastante potencial para textos técnicos por conta da sua estruturação e da forma como abordou o tema. Porém foi necessário algumas tentativas para um resultado um pouco mais próximo do desejado, principalmente em relação ao tamanho do texto.

A escolha do modelo certo

Ao analisar os resultados do Google Bard e do ChatGPT, é evidente que cada modelo possui suas forças e fraquezas distintas. O ChatGPT mostrou-se um modelo versátil, capaz de produzir conteúdo de qualidade mesmo na sua versão gratuita. Seu exagero ocasional é algo que pode ser trabalhado no texto e nas solicitações para ele.

Por outro lado, o Google Bard demonstrou ser capaz de entregar resultados promissores em algumas tentativas, com tabelas úteis e informativas além de uma base mais técnica para suas respostas embora bastante delirante (assim como o ChatGPT em diversos casos).

Portanto, a escolha entre os modelos depende das necessidades específicas de cada projeto. Para um conteúdo mais descontraído e criativo, o ChatGPT pode ser a opção preferida, enquanto o Google Bard pode ser mais adequado quando tabelas e dados organizados são essenciais. Em última análise, ambos os modelos têm muito a oferecer e podem enriquecer a produção de conteúdo em diferentes situações.

Por fim o que vimos de mais importante é que realmente a inteligencia artificial atual ainda não é capaz sozinha de gerar conteúdo realmente de qualidade, dependendo de bons prompts e uma pessoa com o conhecimento necessário no tema por trás para avaliar, corrigir e melhorar o conteúdo, reescrevendo ele caso necessário e solicitando melhorias em outros para ter o resultado desejado.

Espero que todo esse teste tenha te ajudado a entender as vantagens e desvantagens de cada um e como podemos utilizar eles da melhor forma. Esse texto mesmo foi feito por mim, mas com o auxilio do ChatGPT, com um prompt bem completo do que gostaria e uma boa leitura e reescrita do resultado apresentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

specialist at work MHVEFWQ

Configurando um domínio personalizado

Uma das muitas vantagens que oferecemos é a de você poder a qualquer momento adicionar um domínio seu para seu site, isso pode melhorar a forma como as pessoas veem sua marca ou empresa dando uma aparência ainda mais profissional.
Página inicial do google

Como ter o melhor SEO

Atualmente ter um site bem posicionado no Google é fator chave para ter menos custos em marketing e um público maior em seu site, o que pode representar mais vendas e clientes ao longo do tempo.
o que e css

O que é CSS?

Não se assuste à primeira impressão. CSS é a sigla para Cascading Style Sheets, o que em bom português significa algo como “desenhe sua página direito”, ou melhor “Folhas de Estilos em Cascata”.