Introdução

Uma das muitas vantagens que oferecemos é a de você poder a qualquer momento e mesmo em nosso plano gratuito, adicionar um domínio seu para seu site, isso pode melhorar a forma como as pessoas veem sua marca ou empresa dando uma aparência mais profissional.

Embora não seja algo complexo de ser feito, recomendamos que pessoas com experiência em trabalhar com registros de DNS façam isso, pois será preciso algumas alterações e adições nesses registros em seu domínio.

Recomendamos o serviço da Cloudflare para o correto redirecionamento de seu domínio, principalmente tendo em vista que passaremos aqui a implementação de um registro do tipo CNAME na fonte de seu domínio, isso pode causar problemas na maioria dos servidores de DNS atuais e alguns por conta disso nem permitem que seja inserido, veja com o servidor usado também se nesse caso o registro deve ser mudado de CNAME para algum outro (no caso da Cloudflare, mantemos o CNAME).

Como fazer

Como nossa estrutura é totalmente em nuvem, no momento não é possível passar um endereço IP fixo para um registro do tipo A e um CNAME na fonte do domínio vai contra as especificações de servidores DNS.

Alguns servidores de DNS que corrigem esse problema são CloudFlare, DNSimple, DNS Made Easy e easyDNS.

  1. Caso seu provedor de DNS dê suporte a um certificado SSL próprio (como no caso da Cloudflare), desabilite ele momentaneamente, isso previne erros durante a obtenção do certificado SSL que nós iremos requisitar.
  2. Adicione os seguintes registros em seu DNS (para DNS com alguma solução para a questão de uso de CNAME no domínio principal.):
    • seusite.com.br CNAME conn.webei.com.br
    • www.seusite.com.br CNAME conn.webei.com.br
  3. Aguarde algum tempo para a propagação das alterações em seu DNS. O tempo pode variar de acordo com o como o TTL estava configurado, de uma forma geral, servidores como a Cloudflare configuram valores baixos de TTL como padrão, esse valor pode ser visto nas configurações dos registros caso você tenha atualizado os valores.
  4. Vá no painel de seu site na Webei. Na página “Conta” você terá a opção domínios personalizados, digite seu domínio sem o “www” no campo disponível e confirme a alteração.
  5. Agora acesse seu site pelo seu domínio, aguarde um pouco pois seu certificado SSL será requerido nesse momento e assim que abrir está tudo pronto e seu site já funcionará pelo seu domínio personalizado.
  6. Caso você tenha desabilitado o SSL de seu provedor de DNS, como pedimos no passo 1, já pode religa-lo sem qualquer problema, sendo que nesse caso, deve ser selecionada a opção com maior nível de segurança e criptografia ponta a ponta (modo “Full” na Cloudflare) caso contrario seu site ficará inacessível pois só aceitamos requisições seguras em nossos servidores.

Correção de problemas

É possível também que seu site não carregue imagens e a parte visual corretamente, nesse caso vá no painel na parte de “performance” no seu site Webei e exclua o cache do seu site, isso vai recriar corretamente os arquivos e ao recarregar o site em seu navegador segure a tecla CTRL do teclado para não usar os arquivos em cache do seu navegador e permitir que tudo seja carregado corretamente.

Conclusão

Como vimos acima, adicionar um domínio customizado na Webei é uma tarefa simples e que exige pouco conhecimento técnico.

Estamos trabalhando para deixar esse processo ainda mais simples e dinâmico mas como se trata de definições de funcionamento da Web, não é possível fugir muito desse passo a passo. Caso tenha qualquer dúvida, não deixe de entrar em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *