Introdução

Neste post, explicamos como conectar um domínio comprado na Registro.BR em uma conta nova na Cloudflare e em seguida conectar esse domínio com o site aqui na plataforma Webei de criação de sites. Embora essa conexão possa ser feita a partir de outros provedores de DNS, incluindo o da própria Registro.BR, recomendamos a Cloudflare por conta de diversos recursos de alto nível e que podem ajudar a tornar seu site ainda mais seguro e rápido sem custos adicionais.

Caso você prefira usar outro servidor de DNS, pode pular para a última etapa desse tutorial mas é preciso verificar se esse serviço oferece suporte para um dos seguintes registros: ANAME, DNAME ou ALIAS. Atualmente o DNS padrão da Registro.br não oferece esse recurso.

Comprar um domínio na Registro.BR

Comprar um domínio .com.br diretamente na Registro.br, órgão responsável pelo registro de domínios no Brasil, é altamente recomendado por diversas razões. Ao optar por registrar seu domínio na Registro.br, você estará lidando com a autoridade oficial no país, o que garante benefícios importantes, como o menor preço possível na compra e a prevenção de possíveis armadilhas de algumas hospedagens que podem usar o domínio como forma de reter seus clientes.

Acesse o site da Registro.br (https://registro.br), faça uma busca para verificar a disponibilidade do domínio desejado e, se estiver disponível, siga os passos indicados para efetuar a compra. Será necessário fornecer algumas informações, como CPF ou CNPJ, além de realizar o pagamento da taxa de registro pelo tempo que você desejar.

Criar uma conta na Cloudflare

A Cloudflare é uma empresa que oferece diversos serviços para melhorar a performance e a segurança do seu site. Ela é amplamente recomendada e utilizada por grandes empresas comore IBM, C&A, Panasonic, Canva, entre outras milhares. Embora a Webei já ofereça um serviço de CDN e segurança premium para todos os domínios conectados por meio da Cloudfront (uma concorrente “avançada” da Cloudflare), associar o seu domínio à Cloudflare ainda é uma escolha vantajosa. Para criar a conta basta acessar o site da Cloudflare (https://cloudflare.com) e clicar em “Cadastre-se” na parte superior direita.

Adicionar seu domínio na Cloudflare

Após criar sua conta, você precisa adicionar o seu domínio. Para isso, clique em “Adicionar site”. Em seguida, insira o seu domínio e inicie o passo a passo, você vai precisar escolher um plano para o seu domínio, vamos usar o plano gratuito que já oferece muitas vantagens e é o suficiente para a maioria dos usuários.

image 4

Durante esse passo a passo a Cloudflare vai fazer um escaneamento rápido dos registros de DNS que o seu domínio usa atualmente e vai recriá-los automaticamente. Você pode verificar se todos os registros estão corretos e se há algum que você quer adicionar ou remover.

Por fim você precisa alterar os nameservers do seu domínio na Registro.BR para que ele seja vinculado à Cloudflare. A Cloudflare vai te mostrar quais são os nameservers que você deve usar. Copie-os e acesse o painel da Registro.BR. Lá, você vai encontrar a opção Alterar Servidores DNS. Clique nela e cole os nameservers da Cloudflare nos campos correspondentes. Depois, salve as alterações e aguarde, pode demorar algum tempo até o processo interno finalizar (o tempo limite é de 24 horas mas normalmente em 30 minutos está pronto).

image 5
image 2

Conectar o seu site na Webei

O último passo nesse processo é conectar o DNS com o site que você criou na plataforma Webei.

O primeiro passo é ir no painel inicial do seu site e do lado esquerdo terá a opção para conectar um domínio, ela irá abrir um formulário com instruções e um campo para adicionar seu domínio.

image

Em seguida, será apresentada uma tabela com quatro registros para seu DNS. Esses registros são gerados de forma automática pela Webei e usam serviços da AWS para geração de certificados SSL e entrega de conteúdo com alta disponibilidade, sem eles devidamente configurados seu domínio não irá funcionar. para adiciona-los, basta ir na seção de DNS do domínio na CLoudflare e adiciona-los pela opção “Adicionar registro” à direita acima da tabela com os registros atuais.

Os dois primeiros registros na tabela apresentada na Webei são para a verificação do certificado SSL e não devem ter o proxy da Cloudflare ativo, para isso, você precisa clicar no ícone de nuvem ao lado do registro e deixá-lo cinza. Os outros dois registros são para o direcionamento do domínio www e root.

* Caso você não esteja utilizando a Cloudflare, o último registro deverá ser do tipo ANAME, DNAME ou ALIAS (de acordo com o que o seu DNS oferecer) já que por padrão não é possível adicionar registros CNAME no root. A Cloudflare usa uma ferramenta deles chamada CNAME Flattening para isso.

image 12
image 10
image 11

Por último, se nos dois domínios de direcionamento você tiver utilizado o proxy da Cloudflare, você precisará conferir nas configurações de SSL/TLS da Cloudflare o modo de criptografia ativo. Para a Webei o modo deve estar configurado como Completo ou Completo (estrito), a opção Flexível não irá funcionar com seu site Webei já que oferecemos certificado SSL de forma padrão em todos os nosso sites para aumentar a sua segurança.

image

Conclusão

Pronto! Agora você já sabe como conectar um domínio comprado na Registro.BR em uma conta nova na Cloudflare e em seguida conectar o DNS com o site na plataforma Webei de criação de sites.

Estamos trabalhando para deixar esse processo ainda mais simples e dinâmico mas como se trata de definições de funcionamento da Web, não é possível fugir muito desse passo a passo. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. Obrigado pela leitura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página inicial do google

Como ter o melhor SEO

Atualmente ter um site bem posicionado no Google é fator chave para ter menos custos em marketing e um público maior em seu site, o que pode representar mais vendas e clientes ao longo do tempo.
o que e css

O que é CSS?

Não se assuste à primeira impressão. CSS é a sigla para Cascading Style Sheets, o que em bom português significa algo como “desenhe sua página direito”, ou melhor “Folhas de Estilos em Cascata”.